Case Instituto Pró-livro

Instituto Pró-livro

Informações:

Cliente: Instituto Pró-livro

Data: 19 fevereiro 2013

Categoria: Cases

Website: ProLivro.Org

Cenário:

Criado em outubro de 2006, o Instituto Pró-Livro é uma associação de caráter privado, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal o fomento à leitura e a difusão do livro.  Fundado e mantido pelas entidades do livro – ABRELIVROS, CBL, SNEL e editoras -, o Pró-Livro apresenta um conjunto de estratégias e projetos destinados a promover a competência leitora, os hábitos de leitura e o acesso aos livros, especialmente voltados à inclusão cultural da população brasileira.

 

Desafios:

A criação do IPL trata-se de uma resposta institucional à preocupação de especialistas de diferentes segmentos – públicos e privados – das áreas da educação, cultura e de produção e distribuição do livro, pelos níveis de letramento e hábitos de leitura do brasileiro, significativamente inferiores à média dos países industrializados e em desenvolvimento. Muitos dos projetos da entidade tomaram como base os dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Pró-Livro ao IBOPE Inteligência, cujo objetivo é traçar o perfil atualizado do comportamento leitor do brasileiro – suas preferências, motivações e também os fatores que dificultam o acesso ao livro e a leitura.

 

O que foi feito:

Os principais projetos do IPL, desde 2007, quando efetivamente iniciou suas atividades, tornaram-se referência e contribuíram para legitimar sua atuação e presença nos principais eventos do livro e leitura promovidos pelo Governo e entidades do livro. O papel da Jô Ribes foi divulgá-los para toda a imprensa, dar suporte em eventos organizados pelo Pró-Livro, além de costurar parcerias. 

 

Resultados:

Merece destaque a divulgação da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil em todo o país, gerando mais de 1750 inserções só em 2012. Além de matérias especiais para diversos meios de comunicação, organização de coletivas de imprensa com press-kits contendo interpretações dos resultados da pesquisa. Vale ressaltar que, a Jô Ribes coordenou a criação de um vídeo com depoimentos de vários artistas e formadores de opinião sobre a importância da leitura que, depois foi veiculado gratuitamente pela Rede Globo.

Outros Cases

Acompanhe também outros cases Jô Ribes Comunicação:

Contate-nos

Enviar